Livro que li: O Futuro de Nós Dois, Jay Asher e Carolyn Mackler


Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...
Nº de Paginas: 382
Editora: Galera Record
***
Em 1996, Emma e Josh eram melhores amigos, mas um acontecimento fez com que eles se afastassem. Alguns meses depois Emma ganha um computador de seu pai, e os pais de Josh dão de presente para Emma um CD-ROM da Aol com 100 horas grátis de internet. Quando ela instala e acessa o seu e-mail, aparece um nova tela, de um site que ela não conhecia, o Facebook, e nem era para conhecer, o Facebook, só foi criado vários anos depois. Quando ela acessa seu perfil e conhece a Emma 15 anos mais velha, ela começa a ver seu futuro, e consequentemente das pessoas ao seu redor, principalmente do Josh. Ela não fica nem um pouco satisfeita com seu futuro e tenta mudá-lo a todo instante, até entender a melhor opção. E Josh parece todo encantado, mas ao poucos ele também percebe que a melhor opção para seu futuro é outra. E os capítulos vão intercalando entre Emma e Josh. O que é ótimo, pois podemos ler o que cada um está sentindo e pensando.
É uma leitura rápida e tranquila, li em dois dias. A história é fofa, mas em alguns momentos um pouco irritante, como sempre a mocinha da história no caso a Emma, faz várias coisas que não deveria fazer, e isso me irritou um pouco. O Josh também me irritou, mas não tanto quanto a Emma. Na verdade gostei mais dos personagens Kellan e Tyson. Para mim a melhor parte do livro é que ele faz a gente refletir.
Primeiro fiquei imaginando como aquelas pessoas lá em 1996 que tiveram a oportunidade de conhecer a internet tão cedo, pensam sobre a internet hoje em dia, de como se transformou, eu não sou uma delas, meu primeiro contato com internet foi em 2004 quando criei meu e-mail, que uso até hoje. 
Depois obvio que eu refleti sobre “Esse tal de Facebook”.
- Não acredito que ela está escrevendo essas coisas.
-Não é ela - digo. - Sou eu.
- Por que alguém iria dizer essas coisas sobre si mesmo na internet: É loucura!
Pág. 39
Hoje quando a gente acessa um perfil do facebook, podemos tirar várias conclusões sobre a pessoa, ás vezes precipitadas, pois algumas pessoas não revelam muito de sim, só frases soltas, ou saber de algum problema pessoal, pois a pessoa revelou muito de si. Mas independente do caso, temos a mania de julgar as pessoas só pelo perfil do facebook. E lendo esse livro eu refletir sobre isso, todas as vezes que a Emma ler algum post da Emma do futuro, a Emma do presente se baseia apenas naquele post, só que com certeza há muito mais coisas na vida da Emma do futuro que a Emma do presente nem pode imaginar. E acontece isso com a gente, só que com os perfis dos amigos. Entenderam? Meio confuso isso. Mas faça um teste, dê uma olhada no seu próprio perfil e ver o quanto você revela sobre si, e o que as pessoas podem pensar, e o que você sabe.
Bem é isso,  não é nenhum livro que você pense “Nossa, melhor livro da minha vida!” Mas vale a pena ler, por causa da reflexão toda, a lição de viver o agora, e também por ser um livro leve, fofo, divertido. E eu tenho muito essa mania de não gostar dos personagens principais, espero que isso não atrapalhem a leitura de vocês. :)

Beijos!!!

0 Comentários