Livro (HQ) que li: Azul é a Cor Mais Quente


Sinopse: Clementine é uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, "Azul é a Cor Mais Quente" surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.
Autor: Julie Maroh
Nº de Páginas: 160
Editora: Martins Fontes
***
Clémentine acaba de completar 15 anos, por influência das amigas acaba saindo com um rapaz chamado Thomas, alguns meses depois, o relacionamento deles começa a evoluir, mas ela não consegue levar aquilo adiante, percebe que não é aquilo que ela deseja. E sempre vem a mente uma menina de cabelos azuis que ela viu na rua. E quando elas se reencontram, Clém percebe o que sempre quis, mas é difícil admitir para si mesma e para o mundo o que ela sente.

Clémentine: Só o amor pode salvar o mundo. Porque eu teria vergonha de amar?

Sabem como eu conheci esta HQ? Quando estava com meu cabelo azul hehe, perguntaram pra mim se foi por causa do filme baseado nessa HQ que pintei, não, não foi, mas me interessei em assisti ao filme por pura curiosidade, até comecei, mas desisti, preferi ler a HQ primeiro, e só agora pude fazer isso.
E me surpreendi, antes de ler eu pensei que seria putaria pura, por que né? Todos lendo, todos assistindo ao filme, é raro encontrar uma história de lésbicas, e sou curiosa também. 

Emma: Porque você foi embora daquele jeito?
Clémentine: Porque você não veio correndo atrás de mim?

Mas já no começo da HQ percebi que não envolveria apenas sexo, é muito mais que isso, envolve a Clém se aceitar como lésbica, envolve todo o preconceito que as pessoas passam quando admitem o seu jeito de amar. O sexo é uma parte mínima da história.  E já adianto, e não considero um spoiler, essa história é triste, ao final não consegui me conter e chorei. E bem, não ganha cinco estrelinhas, pelo final tão triste :(
E amei o destaque que o cabelo azul da Emma teve nos desenhos, um detalhe lindo, uma forma linda de mostrar o quanto a Emma é importante pra a Clém.


6 Comentários

  1. Apesar de não ser muito fã de livros e ler eu quero muito esse livro. Eu fiquei completamente apaixonada pelo filme e vi tanta gente falando sobre o livro que cresceu uma vontade de comprar ele e me forçar a ler (com certeza é bem melhor que o filme). Conheci seu blog no blog da Josy e de fato seu blog é lindo. Já me inscrevi e voltarei aqui mais vezes. Beijos www.galadedali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansiosa para ver o filme agora!!! E vai tentando ate encontrar o livro que te conquiste, ler é muitooo bom!!! Obrigada! Beijos!!!

      Excluir
  2. Olá, moça!
    Eu também tenho essa HQ, sou apaixonada por ela, é linda demais. <3 E a arte, então?
    O filme também é muito amor.

    Um beijo e bom final de semana.
    Adorei aqui. :)

    ResponderExcluir
  3. Sem mais... Dê aki ;)

    ResponderExcluir